novembro 17, 2011

Um ano passou...


Já la vai um ano que partiste... parece que foi ontem!... as palavras ditas na homilia da tua celebração, ainda giram na minha cabeça " ...eras uma flor que Deus decidiu levar para o Seu jardim...". Espero que assim tenha sido! Tal como embelazavas a Terra, estejas agora a embelezar o Céu, junto de Deus, minha doce flôr. Daqui vai um grande beijinho!

novembro 26, 2010

Estrelinha Cadente


As estrelas cadentes atravessam a atmosfera terrestre de uma forma rápida deixando atrás de si um rasto de luz, brilho, cor e beleza!!...
Tu, minha querida amiga, também tiveste uma rápida passagem. Por onde passavas deixavas um misto de beleza, cor e simpatia… deixavas aqui e além o teu sorriso… tudo parecia bem!!

Decidiste partir mais cedo, ou melhor, Deus levou-te sem que tivéssemos tempo de nos despedirmos… mas como crentes sabemos que a morte não é o fim mas antes o principio da eternidade… que junto de Deus tenhas encontrado a paz, a serenidade… Aqui na Terra continuarás sempre eterna ocupando um lugarzinho nos nossos corações.

Até ao nosso reencontro!

Descansa em paz minha estrelinha cadente!!

abril 27, 2010

Um Balão, uma Vida!

Já há algum tempo que não damos notícias, no entanto, recentemente alguns membros vespertinos estiveram inseridos, uns na organização, outros na participação, na caminha de preparação e no dia Mundial da Juventude.

Após alguns dias de chuva, o dia Mundial da Juventude, 27 de Março de 2010, surgiu com sol, tinha um aspecto fantástico para quem ia fazer uma caminhada pela natureza e reflectir algumas questões sobre a temática deste ano. Era uma dádiva, com assinatura de Deus! Sem dúvida alguma!

Este ano, o dia tinha como tema “Bom Mestre, o que farei para ter a vida eterna?”, algumas reflexões foram feitas ao longo da caminhada mas, a que me fez mais reflectir é a que vos venho partilhar hoje, aqui, pois achei interessante…

O início do dia começou com a distribuição do material necessário para a caminhada do qual constava um balão e um pouco de sizal. Foi-nos pedido que enchessemos esse mesmo balão e com o sizal o atássemos à nossa mochila. O balão iria durante aquele dia, representar a nossa vida… isto deixou-me a pensar… comparar a nossa vida a um balão que vai enchendo e esvaziando ao longo do tempo. Por vezes, fica de tal maneira cheio que quase que rebenta… e nós? Pelas diversas circunstâncias da vida também vamos “ enchendo”, de tal forma que ficamos tensos, ou melhor sob tensão, stressados, a ponto de rebentarmos… que fazemos para esvaziar, sem ser necessário rebentar?!... O desafio daquele dia era chegar ao fim com o balão, sem o rebentar… difícil!!... Estava um dia quente, iria aumentar a tensão dentro do balão, iríamos estar na serra junto a arbustos, a árvores rasteiras, a silvas, com um simples cardo ou ramo mais afiado e … lá se ia o balão… e nós?!! Quantas e quantas vezes na nossa vida a tensão aumenta, quantas e quantas vezes um “simples pico” (situação que não corre como desejávamos, ou uma atitude por parte de quem nos rodeia) e rebentamos… o que fazer para isto não acontecer?! O que fazer para ficarmos mais leves, pois se virmos os balões por vezes ficam de tal forma leves que ficam suspensos no ar… E será que ficando mais leves poderemos acolher mais facilmente os outros que nos rodeiam, podemos ser mais tolerantes e pacientes… (apenas pensamentos)…
E, perguntam vocês, o que é que isto tem a ver com o tema “ Bom Mestre, o que farei para ter a vida eterna?”, talvez um dos aspectos passa por tornarmo-nos leves para podermos acolher os outros, não sei, deixo isto para também reflectirem se quiserem…
No final do dia, poucos eram aqueles que conseguiam ter o balão intacto, o meu de tanto o proteger que acabou por rebentar num simples arbusto :(, lol, desafio não cumprido!… :( Mais uma vez levou-me a pensar, quantas e quantas vezes nos tentamos proteger, colocamos uma redoma de vidro, e impedimos que os outros cheguem até nós, e vice versa, não queremos saber dos outros, mas, se calhar, para alcançar a vida eterna, passa por acolhermos os outros, com as suas qualidades e defeitos pois assim estamos a acolher a Deus…

Foi um dia mesmo muito bom! Parabéns aos vespertinos que fizeram parte da organização. Para próximo ano fico à espera de mais uma “caminhada reflectida”, para quem não foi este ano, pense em participar para o ano, não se vão arrepender…

Beijinhos a todos.

abril 23, 2008

Um Desafio à Nossa Altura!

Recentemente, estivemos envolvidos na comemoração do Dia Mundial da Juventude, organizado pela nossa paróquia em conjunto com outras paróquias vizinhas, e tinha como tema central “Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas” (Act1,8).
Desde o início foi pedida a nossa colaboração na organização do evento tendo como destaque a criação do logótipo e do hino, que iriam acompanhar a caminhada de reflexão até ao referido dia -16 de Março.

Estava lançado o Desafio!

Os dias passavam a uma velocidade vertiginosa e o prazo da entrega ia-se aproximando cada vez mais. Até que, numa célebre noite, após a nossa missa vespertina e iluminados pelo Espírito Santo, surge a letra e a música do hino bem como o esboço do que viria a ser o logótipo.
Depressa nos organizamos por grupos, uns responsáveis pela elaboração do hino, outros pela elaboração do logótipo e já a noite ia adiantada quando demos a conhecer uns aos outros o que tinha surgido… o hino, com letra e música, fantástico! Estava de tal forma bom que desde logo ficou no ouvido fazendo-nos cantarolar, baixinho sempre que, nos dias seguintes, vinha à memória. Quanto ao logótipo, nessa mesma noite surgiu um projecto, que acabou por ser aperfeiçoado pelo nosso Joãozinho (o nosso mestre na arte do desenho! :)) e que também ficou fantástico!

Hino

Hoje é dia de assumir
A razão de estar aqui
Quem te Diz em segredo
“Não tenhas medo, Acredito em ti”

Reconhecer o que me move
A força que Tu me dás
Aquilo de que sou capaz

Eu quero ser alguém neste mundo
Não ter medo de olhar o fundo
Não ter medo de arriscar
Mostrar o que podes dar
Eu quero ser testemunha

Sem Te conseguirmos ver
Tua luz, Tua presença
Faz sorrir
Juntos pelo mesmo Espírito partilhamos
O teu fogo
Que é um só

Reconhecer o que me move
A força que Tu me dás
Aquilo de que sou capaz


Faixas com o Logótipo





Essa noite, foi sem dúvida memorável! Mostrou que a união faz a força e que quando queremos, todos juntos, conseguimos!

Toda esta azáfama que vivemos nestes últimos dois meses deixa-me com alguma nostalgia, mas fica a esperança de que novos desafios surgirão e quando vierem, lá estaremos, mais uma vez, todos unidos, para os enfrentar!

E como diz o Hino

…força que Tu me dás
Aquilo de sou
(somos) capaz(es)…”


Até ao próximo desafio!



Beijinhos a todos! :)

dezembro 10, 2007

Uma Árvore de Natal diferente...

O ano está a chegar ao fim e com ele chega também mais um Natal. Um pouco por toda a parte já se vêem luzes a piscar, as árvores de Natal começam a surgir aqui e ali e lentamente começa a sentir-se uma certa azáfama no ar!

Contagiada por este ambiente natalício, e porque o natal não é só presentes… decidi criar um post alusivo ao Natal, colocando nele esta árvore de Natal. Não se trata de uma árvore qualquer, nela transcrevo um texto, que embora não seja da minha autoria, pensei partilhá-la convosco, pois faço dele as minhas palavras e porque vos considero meus amigos…


Esta foi a forma que encontrei para desejar a todos os vespertinos um BOM e FELIZ NATAL e um NOVO ANO cheio de projectos concretizados, agradecendo ainda todo o carinho que me deram neste ano que agora termina, cada sorriso, cada abraço, cada palavra amiga e carinhosa que fizeram com que os meus dias fossem passados de forma diferente, principalmente os fins de semana. ;)

Desejo-vos tudo de bom no Novo Ano!

Muitos beijinhos!

Ana Isabel




julho 20, 2007

AMIGOS para sempre...

AMIGOS VESPERTINOS, esta é a minha forma de vos agradecer! Suficiente? Nunca será. Pois o que fizeram por mim é único, extraordinário e não dá para explicar...

VOCÊS são os melhores AMIGOS do mundo.

Convosco me divirto, brinco e vivo...mas no momento em que mais precisei, aquele momento em que todo o homem se sente pequeno, em que só sofrimento existe dentro de nós...VOCÊS estiveram sempre do meu lado...Dei por mim a rezar pelo sábado só para vos ver, para estarmos juntos...tornaram-se no melhor de mim...eu não caí...VOCÊS agarram-me ao colo...

OBRIGADO...TENHO A CERTEZA QUE TAMBÉM A MINHA MÃE VOS AGRADECE...


Este é o espirito VESPERTINO...ESPIRITO DE AMOR...



Tiago Mota

maio 14, 2007

Uma notícia muito agradável!

Há já algum tempo que não damos notícias mas a que surgiu recentemente, penso que é digna de registo e por isso decidi escrever este post…

Já lá vai quase um mês quando no final de um almoço de convívio surgiu um convite para um casamento mas, ao contrário das outras vezes, este não era mais um casamento a marcar na nossa agenda vespertina, mas sim, um verdadeiro evento digno de registo pois, desta vez os noivos eram-nos bastantes familiares, eram dois elementos do nosso grupo de amigos, Cecília e Chinoca. Assim que a notícia se ouviu, durante alguns milésimos de segundos não houve qualquer reacção dos presentes era como se estivéssemos a saborear as palavras ouvidas pois a notícia era demasiado extraordinária para ser verdade. Mas rapidamente os rostos se encheram de enormes sorrisos e cada um dos presentes demonstrava um brilhozinho nos olhos tal era a alegria!...

Embora ainda faltem alguns mesitos a ansiedade já é muita…

Cecília e Chinoca desejo que o vosso amor permaneça por muitos e muitos anos pois “ só o amor faz renascer” tornando a vida mais doce e digna de ser vivida… Agora juntos vão iniciar o vosso próprio caminho e como a união faz a força, que tenham muita força para ultrapassar qualquer obstáculo que possa surgir e que por vocês seja visto como uma simples pedrinha que possa ser facilmente atirada para bem longe da vossa vida! E se precisarem dos vossos amigos para vos ajudar a atirar essa mesma pedra, com certeza que eles irão lá estar… comigo podem contar! ;)

Juntos vão poder “sonhar novas imensidades” e como o sonho comanda a vida que sejam muito mas muito felizes, ao percorrerem o caminho da vossa vida!


Muitos beijinhos aos dois!


novembro 11, 2006

"Era da participação"

Workshop Web

Passou uma semana desde a realização do nosso primeiro workshop. O encontro, desta vez dedicado às novas tecnologias, serviu, não só, para partilhar um pouco do conhecimento na área, mas também, para despertar alguma curiosidade para uma eventual utilização mais frequente de algumas ferramentas web.

Mais de 20 participantes encheram a sala da apresentação e os objectivos propostos acabaram por se cumprir, chegando mesmo a dar algum fruto.

Estes momentos servem, essencialmente, para partilhar algum do conhecimento mais específico em determinada área de modo a podermos aprender um pouco mais com a experiência pessoal de cada um.

[Em breve será disponibilizada a apresentação do workshop]

outubro 21, 2006

Cabeça (tronco e membros) no ar!



Esta é a prova de que os Vespertinos não param!
É o exemplo da nossa mais recente contratação, que passa alguns dos seus dias com a cabeça literalmente no ar.

O Ruben foi há poucos meses convidado a entrar neste grupo. Desde então, o nosso caloiro, têm contribuído de uma forma muito positiva na componente instrumental assegurando, muitas vezes, os ensaios e até as missas em que temos participado.

É com uma grande alegria que te recebemos como membro deste grupo que não tem parado de crescer.

Força, continua a viver a vida!

PS.: Para o vosso bem, não tentem fazer isto em casa!

setembro 07, 2006

Sol, mar, praia… - FÉRIAS VESPERTINAS 2006


Já lá vai um mês que fomos de férias, gozar a nossa bela semaninha na praia!

Este ano e após muitas horas de diálogo, decidiu-se ir para Vila Nova de Mil Fontes, situada na bela costa alentejana.

Na madrugada de 7 de Agosto e ainda o sol não tinha nascido, pusemo-nos a caminho, embora um pouco ensonados mas bastante animados para iniciar a bela da semanita. Quando estávamos quase a finalizar a longa viagem e já em terras alentejanas, eis que avistámos a atravessar a estrada um rebanho, composto por inúmeras cabeças de gado e acompanhado por um PASTOR, mas, não era um pastor qualquer!... Trazia vestido um colete reflector e um sinalito de STOP… um pastor muito “à frente”, nunca antes vistos por terras do Sicó!...Nisto, no carro do Xinoca e que não podia vir mais a propósito, começa a tocar uma música do Quim Barreiros cujo refrão é “…Eu quero mamar nos peitos da cabritinha…”. Mal a semana tinha começado e já havia que contar…

Durante toda a semana tivemos sol, calor e mar, isto é, bom tempo para tomar umas boas banhocas e dar ao nosso corpinho uma boa tonalidade. Mas, a semanita não se resume só nas idas à praia, as vespertinas tinham preparado umas partiditas e desde a 1ª noite que dormiam com uma pistola de água ao lado, não fossem os rapazes terem feito o mesmo e colocá-las em prática a meio da noite, invadindo-lhes as tendas. Mas… nada!! A única invasão que tiveram foi a das formigas, essas sim apareceram em grande número, atraídas pela água.

Mas as partiditas acabaram por surgir, umas com as pistolas de água outras com balões de água proporcionando bons momentos e cujo produto final foi um belo banho!!

Desta semana há ainda a relembrar a bela música inventada pelo Tiago China e intitulada de “O Cação” (Continua Tiago tens futuro!!:)). E a noite de Karaoke, Oh!Oh! O nosso Joel cantou e encantou com a música do Toni Carreira (Joel, ouvi dizer que as tuas fãs clamam por ti, vais ter de lá voltar!!:)).

Contudo, a semana não foi só brincadeira, na última noite e apesar do frio que se fazia sentir à beira mar, houve espaço e tempo para a reflexão sobre o caminho que estávamos a fazer como grupo, se era ou não o mais correcto. Desta conversa, penso que, trouxemos um lema, a tolerância e a compreensão uns para com os outros, pois penso que AMIGOS nunca vamos deixar de ser!!

Estas Férias já lá vão, fazem agora parte da nossa memória!

Agora só me resta esperar pelas próximas férias mas até lá há um ano de trabalho e de estudo pela frente, a todos desejo boa sorte e ânimo para ultrapassá-lo!

Beijinhos a todos!

agosto 02, 2006

A "tal música"

Os gajos são todos iguais
Uns pensam-se espertos
Outros elegantes
Mas são todos iguais.

Já à nossa frente
De calças na mão
Com lábios mordidos
Coragem de leão.

Correndo p’ra baixo
Enganámo-vos bem
Sem saco de cama
Vão chorar para a mãe.

Agora tristinhos
O que vão fazer?
Sem saco de cama
Vão arrefecer.

Agora, somos nós a rir
Mulheres unidas
De todos os grupos
Queremos é curtir.

Ficámos sem sapatos
Mas recuperámos
E vocês agora
Estão todos tramados.

Estrelinhas, Tsunami
Aranhiços da praia
Somos mulheres
Vocês têm a saia.

Agora que sabem
O que vão fazer?
Vão já dormir
Está quase amanhecer.


Letra: Vespertinas
Música: DUNAS - GNR

Numa das tardes em que fomos à praia, e enquanto planeávamos a partidita a realizar nessa noite aos rapazes, surgiu esta música.

julho 25, 2006

Analepse

Porque existem momentos que merecem ser recordados. Vamos, nos próximos posts, relembrar algumas das nossas aventuras.
Vão organizando todo o material e ideias que tenham para não nos esquecermos de nada.

Conto com a vossa participação...
A Joana já deu o seu contributo.

julho 21, 2006

Missão além fronteiras

Está a aproximar-se a hora da partida para três dos nossos amigos vespertinos: a Inês, a Selma e o Martinho. Eles vão fazer parte de uma missão humanitária cujo destino é São Tomé e Príncipe, no caso da Inês, e Argentina, no caso da Selma e do Martinho.
Não queria que partissem sem antes enaltecer o vosso gesto pois, não é qualquer um que troca o descanso de umas férias numa praia da nossa costa ou uns dias bem divertidos no convívio com os amigos, para integrar numa missão cuja área de acção apresenta condições bem diferentes destas. Mas, a necessidade de ajudar, de ser útil foi mais forte e aí estão vocês quase de partida… o poder contribuir para o desenvolvimento intelectual e humano das gentes que lá vivem bem como o desenvolvimento cultural daquelas vilas e aldeias…. vão lá deixar um pouco de vós, já pensaram?… mas como já alguém dizia quem dá acaba mais cedo ou mais tarde por receber e acredito que quando regressarem virão pessoas mais ricas, não de bens materiais mas, de sentimentos, de experiências, de amizades…
Deixo aqui um beijinho muito grande para cada um de vocês desejando que a viagem corra bem e que a missão corra como vocês anseiam. Se surgir algum obstáculo ou vos assolar alguma frustração ou pessimismo não desanimem pensem que existe Alguém que caminha ao vosso lado, que vos dá a mão e vos ampara dando-vos força e coragem.
Eu estarei com vocês no pensamento, torcendo para que tudo corra bem.

Beijinhos e até ao vosso regresso!

julho 10, 2006

Muita areia ...


Não, desta vez não fomos à praia. Ficámos, aqui mesmo, mesmo por Pombal aproveitando o campo de futebol que foi montado há um mês no parque ao lado do rio Arunca. Desta vez, decidimos fazer uma saída diferente, porque não disputar um jogo de futebol à noite?
Foi um excelente final de dia e semana, desde o casamento à tarde em Leiria que correu lindamente até ao fantástico jogo nocturno que deixou muita gente surpreendida com os dotes futebolísticos das nossas meninas do coro. Destacam-se, entre muitas outras estrelas, as fantásticas defesas da Ana Isabel, os desarmes certeiros da Rosa, o domínio de bola da Ana Luísa e as fantásticas pegadas na areia da Nádia.

junho 12, 2006

Momentos únicos




Se existem dias em que aquilo que fazemos faz algum sentido, este foi sem dúvida um deles! Cada momento que vivemos fez-nos perceber porque formamos um grupo tão unido e alegre. Cada vez tenho mais orgulho em pertencer à primeira geração de um grupo que promete! :P

Neste XIII Festival da diocese Leiria-Fátima que se realizou na Marinha Grande conhecemos novas caras e novos corações, pessoas com uma enorme vontade que tudo corresse muito bem. Apresentámos a nossa música, hoje com um sentido muito especial, e passámos um dia que certamente não iremos esquecer, até porque ficou tudo registado num vídeo que não poderia reflectir melhor toda essa alegria.

Não posso deixar de dar os parabéns aos nossos músicos que, mais uma vez, estiveram muito bem. Um abraço muito especial ao Torcato e ao Bruno que foram uma ajuda preciosa para que a nossa música resultasse tão bem.

Por fim, tenho que deixar a minha palavra de reconhecimento para alguém que não pára de nos surpreender. Agradeço-te pela tua sinceridade, vontade e força que tiveste para nos levar até aqui. Parabéns pela alegria que transmites às pessoas que te rodeiam!
Obrigado Tiago!

abril 17, 2006

Evolução natural...

On September 30, 2005, Tim O'Reilly wrote a seminal piece neatly summarizing the subject. The mind map above sums up the memes of web2.0 with example sites and services attached. It was created by Markus Angermeier on November 11, 2005.

Há já algum tempo que ando para escrever sobre este tema...

Já deves ter reparado que, últimamente, as aplicações web estão a evoluir bastante. Caso estejas menos atento descobre sobre o que estou a falar em http://en.wikipedia.org/wiki/Web_2.0.

Resumidamente, as aplicações web (como clientes de mail, todo-lists, calendários de eventos, etc...) estão cada vez mais simples e intuitivas para o utilizador, dando a sensação e a versatilidade de estarem a correr no nosso computador pessoal enquanto, ao mesmo tempo, se encontram disponíveis online 24 sobre 24 horas.

Certo, então para que é que isso me serve?

É muito simples, por exemplo, o calendário de eventos do coro vai passar a ser online. Uma pessoa insere os eventos que automaticamente irão gerar convites. Quando um casamento é inserido são enviados os convites para cada elemento do coro, aos quais, cada um deverá responder indicando a sua disponibilidade. O calendário será assim actualizado automaticamente sem grande trabalho para os intervenientes e poderá ser consultado online a qualquer momento. Isto é possível através de uma aplicação web 2.0 que está prestes a ser apresentada ao grande público http://www.google.com/calendar.

Google
Sem dúvida, a maior e melhor empresa ligada às aplicações web!

Esta revolução deve-se em grande parte a esta empresa que começou do nada e hoje é uma das maiores do mundo. O seu "simples" motor de busca é o melhor e o mais usado, a partir desta aplicação e apostando sempre na simplicidade e rapidez, eles construíram a base para uma rede de aplicações que estarão prestes a servir muitos utilizadores. O Gmail é um dos primeiros grandes exemplos, começando por oferecer um espaço de armazenamento nunca antes visto e oferecendo uma visão de um cliente de mail completamente nova. É, sem dúvida, um serviço a não perder.

Mas o que é que isto tem a ver com os Vespertinos?

Em primeiro lugar, porque quero partilhar convosco algo que, na minha opinião, vos poderá ser muito útil. Segundo, porque quero despertar alguma curiosidade para o futuro das tecnologias e mostrar que estão ao alcance de todos, basta experimentar e usar escolhendo naturalmente o que nos interessa. Já temos o nosso blog online, mas podemos usar mais e melhor estas tecnologias para que a nossa gestão seja mais eficaz.


Finalmente, passo a apresentar algumas das aplicações web que considero mais importantes e apelativas. Apresento, também, uma breve descrição da aplicação para terem uma ideia... Quando tiverem um tempo vão experimentando, vão ver que descobrem muita utilidade para cada uma delas.

Nota: Para usufruírem dos serviços web necessitam geralmente de um username, mail e password que vos identifique. Por isso eu aconselho, desde já, a começarem por utilizar o gmail como cliente de mail principal, acredita que só trás vantagens. Depois tenta uniformizar o teu username e password para que não tenhas de estar sempre a fazer um grande esforço para te lembrar. Outra dica, usa sempre o mesmo mail para o registo - se mais tarde te esqueceres do username ou pass poderás requerer que te seja enviada para o mail. Se te estiveres a ligar no teu computador pessoal podes sempre seleccionar a opção (lembrar neste computador) para não teres que estar a introduzir o user e a pass.

Visita guiada... à web 2.0

Gmail - Este é para mim o ponto de partida. Pelos motivos referidos e ainda porque algumas das melhores aplicações web são da google e o utilizador é identificado unicamente pela sua conta do gmail. Se ainda não tens gmail é muito importante que passes a ter (vou enviar convites para toda a gente que nos meus contactos ainda não tem gmail)
  • Não tenham medo de ler o help center para saber como usar certas opções.
  • Guia para mudar para o gmail.
  • Visita guiada para perceberes a nova abordagem do gmail.
  • Gtalk - Agora podes conversar com os teus contactos a partir do gmail. O gtalk está integrado no gmail (tens de ter o English(US) definido como o idioma de apresentação no gmail)
  • O gmail funciona perfeitamente num pda ou telemóvel.

Google Page Creator - Ainda se encontra em fase de testes mas promete ser o espaço de eleição para muitas páginas pessoais. A sua usabilidade é impressionante e permite a qualquer pessoa criar a sua própria homepage. Se quiseres experimentar vai ao site e inscreve-te para o testares, entretanto enviam-te um mail indicando que podes utilizar o serviço.

Google Calendar
Google Calendar - Agenda online, isto dá sempre muito jeito. Podes organizar os teus eventos de uma forma muito simples tendo-os sempre disponíveis para consulta. Mesmo que gostes ter ter a tua agenda em papel podes sempre optar por imprimir a lista dos próximos eventos.

Pandora - Agora para descontrair... Um site onde, de certeza, vais conhecer muita música nova. Entra e descobre o que o projecto genoma proporciona.

Flickr Logo: click to get home flickr e riya- Álbuns de fotos online. Aqui podes criar o teu próprio álbum ou pesquisar fotos sobre um determinado assunto. O álbum de fotos do coro poderá ser criado num destes sites.

Wikipedia - Enciclopédia colaborativa online.

del.icio.us - Agregador de sites recomendados, ou seja, os utilizadores à medida que navegam e conhecem novos sites podem ir recomendando esses sites e definindo keywords. Desta forma um utilizador que pretenda descobrir sites novos com alguma qualidade pode ir ao delicious e fazer uma pesquisa encontrando os sites recomendados por mais pessoas etc... Serve ao mesmo tempo para definirem os vossos bookmarks tendo os sempre disponíveis. Podem consultar alguns dos meus sites recomendados em http://del.icio.us/hsfernandes/.


Para juntares todos os links que consideras importantes e centralizar a informação que realmente te interessa tenta descobrir o que a google personalized home pode fazer por ti. Eu tenho a minha página principal do google configurada para me apresentar as notícias mais relevantes sobre os temas que me interessam e para agregar alguns conteúdos numa só página. Acreditem que se torna muito útil!

... Existem muitos outros, e todos os dias aparecem novos. Se tivesse que os enumerar não saía daqui hoje! Estes são apenas alguns dos mais importantes, espero que sejam apenas um ponto de partida para explorares alguns dos serviços que tens à distância de um click.

Boa navegação!

abril 08, 2006

Acordes do Tempo

Quando paro
Para pensar em quem Tu és,
O tempo espera por mim
Enquanto procuro por Ti.
Fazes-Te encontrar
No mais pequeno gesto,
Em tudo o que se vê
Com o olhar de uma criança.

Tu és o ar que eu respiro,
Dás-me força para viver.
Tu sempre estás comigo
Mesmo quando eu não consigo ver.
Sempre falei de Ti,
De tudo o que Tu és.
Mas Tu és muito mais
Do que um dia eu possa entender.

A cada momento que passa
Um novo brilho me seduz.
Tu sempre foste o motivo
Que me fez encontrar
O sentido da vida,
A magia do momento.
És Tu quem compõe
Os acordes do tempo.

Letra: Vespertinos
Música: Henrique Fernandes e Fábio Joel


Este foi o poema que deu sentido aos acordes da nossa música.
Foi interessante partilhar os pontos de vista e ideias individuais sobre um tema que nos despertou. É bom saber que cada um descreve o que sente à sua maneira, o facto de sermos todos diferentes deve ser sempre encarado como algo de extraordinário. A letra da nossa música é a prova como a nossa heterogeneidade pode gerar bons frutos.

Curiosidade: As palavras que vieram a dar título e todo o impacto da música nasceram de uma situação interessante. Numa das primeiras reuniões no cc, a Ana entregou-me uma folha com uma prosa com muito significado e algumas respostas às minhas questões pessoais. Li a primeira vez e gostei, mas na segunda vez aconteceu algo que influenciou bastante a nossa música. Onde a Ana tinha escrito
(pelos verdes campos) eu, simplesmente li, "pelos acordes do tempo". Acreditem que li isso mais que uma vez! Acho que só quando cheguei a casa é que reparei... ;)


Sobre o tema... e sobre nós.

Existem alturas na vida em que julgamos não poder parar. Parar para respirar, pensar, sentir o que Deus nos quer oferecer. Pensamos que nesses momentos o tempo se desvanece e esquecemos que é Ele quem escreve as palavras da nossa vida, quem compõe os acordes do tempo. Mas quando "paramos" percebemos que, afinal, muito acontece nesse momento. O tempo espera por nós enquanto vivemos experiências únicas, apenas possíveis através do caminho que Deus nos convida a seguir. Há oito anos, um grupo de jovens amigos parou para tentar encontrar um caminho. Durante este tempo tem vindo a crescer em vários aspectos. Contando hoje com 23 elementos, é com alguma dedicação e animação que participam na missa vespertina da paróquia de Pombal e em outros eventos e actividades para os quais são convidados.

Ganhámos...

Passou uma semana desde o tão falado festival! Foi um mês de grande euforia, trabalho e dedicação. Tudo isso para um momento, único, uma experiência marcante que nos tocou a todos. Não sei como tudo resultou do ponto de vista do público, mas posso começar por contar a minha experiência em palco...

Aquele momento foi mágico! Sentado ao piano tudo batia certo, o tempo, as paragens, a harmonia das vozes... Naquele mundo todas as notas e figuras se ouviam perfeitamente! Os olhares e expressões de alegria dos nossos colegas participantes vão ficar, para sempre, na minha memória. Na parte instrumental senti uma força como nunca tinha sentido antes! A nossa interpretação foi um momento que nunca mais vou esquecer.

Não posso deixar de enaltecer os excelentes músicos que temos no nosso coro. A vossa postura em palco foi impecável e reflectiu claramente a motivação e alegria que nos move. Claro que sem a nossa claque, da qual todos fazemos parte, o fundo seria "menos azul". A enorme faixa Vespertinos via-se perfeitamente do palco e foi, sem dúvida, uma presença importante!

Tenho muita pena de não ter partilhado mais com o resto dos concorrentes, o tempo não foi muito e isso, para mim, é muito importante. Mas, nas palavras que troquei senti que ao nosso lado estavam excelentes pessoas, unidas por uma amizade comum.

Quero, também, deixar um abraço muito especial ao Torcato e à Lara. Como nossos convidados, desenpenharam um papel fundamental. Obrigado pela vossa dedicação e entrega! Fiquei especialmente satisfeito pela confiança que a Lara foi adquirindo e pela vontade que demonstrava em voltar a pisar o palco e enfrentar a multidão! Espero, sinceramente, que voltes a subir ao palco vezes sem conta!

O título deste post foi escolhido a pensar em tudo o que ganhámos naquele dia! Eu ganhei muito e tenho a certeza que não fui o único!

Que outros desafios se levantem...

PS.: Obrigado a todos pelo prémio do público! :)

[todo: Inserir algumas fotos do festival]

dezembro 02, 2005

E vós quem dizeis que Eu sou? (Mc 8, 29)


Este será o tema do próximo festival diocesano da canção... ao qual, temos de concorrer :) ! É que, este ano irá realizar-se em Pombal (sim, desta vez jogamos em casa!).

Para além disso, o tema é bastante apelativo e de certeza que vai trazer músicas de grande qualidade.

Como, de certeza, não vamos querer ficar sentadinhos na plateia a assistir ao espetáculo, vamos mas é por mãos à obra porque o festival é já no dia 1 de Abril!

novembro 26, 2005

Vespertinos (online)


Viva!



Já lá vão uns anitos (depois faço as contas!) desde os nossos primeiros encontros e animações!
Passa tudo tão depressa e há tanto para recordar e manter... Por isso, acho muito importante que tenhamos o nosso espaço para registar todos os momentos únicos que vivemos e os que estão para vir.

Estamos a crescer por dentro e por fora, mas aínda temos um longo caminho a percorrer...

Conto com a tua ajuda para fazer deste espaço o espelho dos nossos melhores momentos!