Evolução natural...
Há já algum tempo que ando para escrever sobre este tema...
Já deves ter reparado que, últimamente, as aplicações web estão a evoluir bastante. Caso estejas menos atento descobre sobre o que estou a falar em http://en.wikipedia.org/wiki/Web_2.0.
Resumidamente, as aplicações web (como clientes de mail, todo-lists, calendários de eventos, etc...) estão cada vez mais simples e intuitivas para o utilizador, dando a sensação e a versatilidade de estarem a correr no nosso computador pessoal enquanto, ao mesmo tempo, se encontram disponíveis online 24 sobre 24 horas.
Certo, então para que é que isso me serve?
É muito simples, por exemplo, o calendário de eventos do coro vai passar a ser online. Uma pessoa insere os eventos que automaticamente irão gerar convites. Quando um casamento é inserido são enviados os convites para cada elemento do coro, aos quais, cada um deverá responder indicando a sua disponibilidade. O calendário será assim actualizado automaticamente sem grande trabalho para os intervenientes e poderá ser consultado online a qualquer momento. Isto é possível através de uma aplicação web 2.0 que está prestes a ser apresentada ao grande público http://www.google.com/calendar.

Sem dúvida, a maior e melhor empresa ligada às aplicações web!
Esta revolução deve-se em grande parte a esta empresa que começou do nada e hoje é uma das maiores do mundo. O seu "simples" motor de busca é o melhor e o mais usado, a partir desta aplicação e apostando sempre na simplicidade e rapidez, eles construíram a base para uma rede de aplicações que estarão prestes a servir muitos utilizadores. O Gmail é um dos primeiros grandes exemplos, começando por oferecer um espaço de armazenamento nunca antes visto e oferecendo uma visão de um cliente de mail completamente nova. É, sem dúvida, um serviço a não perder.
Mas o que é que isto tem a ver com os Vespertinos?
Em primeiro lugar, porque quero partilhar convosco algo que, na minha opinião, vos poderá ser muito útil. Segundo, porque quero despertar alguma curiosidade para o futuro das tecnologias e mostrar que estão ao alcance de todos, basta experimentar e usar escolhendo naturalmente o que nos interessa. Já temos o nosso blog online, mas podemos usar mais e melhor estas tecnologias para que a nossa gestão seja mais eficaz.
Finalmente, passo a apresentar algumas das aplicações web que considero mais importantes e apelativas. Apresento, também, uma breve descrição da aplicação para terem uma ideia... Quando tiverem um tempo vão experimentando, vão ver que descobrem muita utilidade para cada uma delas.
Nota: Para usufruírem dos serviços web necessitam geralmente de um username, mail e password que vos identifique. Por isso eu aconselho, desde já, a começarem por utilizar o gmail como cliente de mail principal, acredita que só trás vantagens. Depois tenta uniformizar o teu username e password para que não tenhas de estar sempre a fazer um grande esforço para te lembrar. Outra dica, usa sempre o mesmo mail para o registo - se mais tarde te esqueceres do username ou pass poderás requerer que te seja enviada para o mail. Se te estiveres a ligar no teu computador pessoal podes sempre seleccionar a opção (lembrar neste computador) para não teres que estar a introduzir o user e a pass.
Visita guiada... à web 2.0
Gmail - Este é para mim o ponto de partida. Pelos motivos referidos e ainda porque algumas das melhores aplicações web são da google e o utilizador é identificado unicamente pela sua conta do gmail. Se ainda não tens gmail é muito importante que passes a ter (vou enviar convites para toda a gente que nos meus contactos ainda não tem gmail)- Não tenham medo de ler o help center para saber como usar certas opções.
- Guia para mudar para o gmail.
- Visita guiada para perceberes a nova abordagem do gmail.
- Gtalk - Agora podes conversar com os teus contactos a partir do gmail. O gtalk está integrado no gmail (tens de ter o English(US) definido como o idioma de apresentação no gmail)
- O gmail funciona perfeitamente num pda ou telemóvel.

Google Page Creator - Ainda se encontra em fase de testes mas promete ser o espaço de eleição para muitas páginas pessoais. A sua usabilidade é impressionante e permite a qualquer pessoa criar a sua própria homepage. Se quiseres experimentar vai ao site e inscreve-te para o testares, entretanto enviam-te um mail indicando que podes utilizar o serviço.

Google Calendar - Agenda online, isto dá sempre muito jeito. Podes organizar os teus eventos de uma forma muito simples tendo-os sempre disponíveis para consulta. Mesmo que gostes ter ter a tua agenda em papel podes sempre optar por imprimir a lista dos próximos eventos.
Pandora - Agora para descontrair... Um site onde, de certeza, vais conhecer muita música nova. Entra e descobre o que o projecto genoma proporciona.
flickr e
riya- Álbuns de fotos online. Aqui podes criar o teu próprio álbum ou pesquisar fotos sobre um determinado assunto. O álbum de fotos do coro poderá ser criado num destes sites.Wikipedia - Enciclopédia colaborativa online.
del.icio.us - Agregador de sites recomendados, ou seja, os utilizadores à medida que navegam e conhecem novos sites podem ir recomendando esses sites e definindo keywords. Desta forma um utilizador que pretenda descobrir sites novos com alguma qualidade pode ir ao delicious e fazer uma pesquisa encontrando os sites recomendados por mais pessoas etc... Serve ao mesmo tempo para definirem os vossos bookmarks tendo os sempre disponíveis. Podem consultar alguns dos meus sites recomendados em http://del.icio.us/hsfernandes/.
Para juntares todos os links que consideras importantes e centralizar a informação que realmente te interessa tenta descobrir o que a google personalized home pode fazer por ti. Eu tenho a minha página principal do google configurada para me apresentar as notícias mais relevantes sobre os temas que me interessam e para agregar alguns conteúdos numa só página. Acreditem que se torna muito útil!
... Existem muitos outros, e todos os dias aparecem novos. Se tivesse que os enumerar não saía daqui hoje! Estes são apenas alguns dos mais importantes, espero que sejam apenas um ponto de partida para explorares alguns dos serviços que tens à distância de um click.
Boa navegação!

