abril 17, 2006

Evolução natural...

On September 30, 2005, Tim O'Reilly wrote a seminal piece neatly summarizing the subject. The mind map above sums up the memes of web2.0 with example sites and services attached. It was created by Markus Angermeier on November 11, 2005.

Há já algum tempo que ando para escrever sobre este tema...

Já deves ter reparado que, últimamente, as aplicações web estão a evoluir bastante. Caso estejas menos atento descobre sobre o que estou a falar em http://en.wikipedia.org/wiki/Web_2.0.

Resumidamente, as aplicações web (como clientes de mail, todo-lists, calendários de eventos, etc...) estão cada vez mais simples e intuitivas para o utilizador, dando a sensação e a versatilidade de estarem a correr no nosso computador pessoal enquanto, ao mesmo tempo, se encontram disponíveis online 24 sobre 24 horas.

Certo, então para que é que isso me serve?

É muito simples, por exemplo, o calendário de eventos do coro vai passar a ser online. Uma pessoa insere os eventos que automaticamente irão gerar convites. Quando um casamento é inserido são enviados os convites para cada elemento do coro, aos quais, cada um deverá responder indicando a sua disponibilidade. O calendário será assim actualizado automaticamente sem grande trabalho para os intervenientes e poderá ser consultado online a qualquer momento. Isto é possível através de uma aplicação web 2.0 que está prestes a ser apresentada ao grande público http://www.google.com/calendar.

Google
Sem dúvida, a maior e melhor empresa ligada às aplicações web!

Esta revolução deve-se em grande parte a esta empresa que começou do nada e hoje é uma das maiores do mundo. O seu "simples" motor de busca é o melhor e o mais usado, a partir desta aplicação e apostando sempre na simplicidade e rapidez, eles construíram a base para uma rede de aplicações que estarão prestes a servir muitos utilizadores. O Gmail é um dos primeiros grandes exemplos, começando por oferecer um espaço de armazenamento nunca antes visto e oferecendo uma visão de um cliente de mail completamente nova. É, sem dúvida, um serviço a não perder.

Mas o que é que isto tem a ver com os Vespertinos?

Em primeiro lugar, porque quero partilhar convosco algo que, na minha opinião, vos poderá ser muito útil. Segundo, porque quero despertar alguma curiosidade para o futuro das tecnologias e mostrar que estão ao alcance de todos, basta experimentar e usar escolhendo naturalmente o que nos interessa. Já temos o nosso blog online, mas podemos usar mais e melhor estas tecnologias para que a nossa gestão seja mais eficaz.


Finalmente, passo a apresentar algumas das aplicações web que considero mais importantes e apelativas. Apresento, também, uma breve descrição da aplicação para terem uma ideia... Quando tiverem um tempo vão experimentando, vão ver que descobrem muita utilidade para cada uma delas.

Nota: Para usufruírem dos serviços web necessitam geralmente de um username, mail e password que vos identifique. Por isso eu aconselho, desde já, a começarem por utilizar o gmail como cliente de mail principal, acredita que só trás vantagens. Depois tenta uniformizar o teu username e password para que não tenhas de estar sempre a fazer um grande esforço para te lembrar. Outra dica, usa sempre o mesmo mail para o registo - se mais tarde te esqueceres do username ou pass poderás requerer que te seja enviada para o mail. Se te estiveres a ligar no teu computador pessoal podes sempre seleccionar a opção (lembrar neste computador) para não teres que estar a introduzir o user e a pass.

Visita guiada... à web 2.0

Gmail - Este é para mim o ponto de partida. Pelos motivos referidos e ainda porque algumas das melhores aplicações web são da google e o utilizador é identificado unicamente pela sua conta do gmail. Se ainda não tens gmail é muito importante que passes a ter (vou enviar convites para toda a gente que nos meus contactos ainda não tem gmail)
  • Não tenham medo de ler o help center para saber como usar certas opções.
  • Guia para mudar para o gmail.
  • Visita guiada para perceberes a nova abordagem do gmail.
  • Gtalk - Agora podes conversar com os teus contactos a partir do gmail. O gtalk está integrado no gmail (tens de ter o English(US) definido como o idioma de apresentação no gmail)
  • O gmail funciona perfeitamente num pda ou telemóvel.

Google Page Creator - Ainda se encontra em fase de testes mas promete ser o espaço de eleição para muitas páginas pessoais. A sua usabilidade é impressionante e permite a qualquer pessoa criar a sua própria homepage. Se quiseres experimentar vai ao site e inscreve-te para o testares, entretanto enviam-te um mail indicando que podes utilizar o serviço.

Google Calendar
Google Calendar - Agenda online, isto dá sempre muito jeito. Podes organizar os teus eventos de uma forma muito simples tendo-os sempre disponíveis para consulta. Mesmo que gostes ter ter a tua agenda em papel podes sempre optar por imprimir a lista dos próximos eventos.

Pandora - Agora para descontrair... Um site onde, de certeza, vais conhecer muita música nova. Entra e descobre o que o projecto genoma proporciona.

Flickr Logo: click to get home flickr e riya- Álbuns de fotos online. Aqui podes criar o teu próprio álbum ou pesquisar fotos sobre um determinado assunto. O álbum de fotos do coro poderá ser criado num destes sites.

Wikipedia - Enciclopédia colaborativa online.

del.icio.us - Agregador de sites recomendados, ou seja, os utilizadores à medida que navegam e conhecem novos sites podem ir recomendando esses sites e definindo keywords. Desta forma um utilizador que pretenda descobrir sites novos com alguma qualidade pode ir ao delicious e fazer uma pesquisa encontrando os sites recomendados por mais pessoas etc... Serve ao mesmo tempo para definirem os vossos bookmarks tendo os sempre disponíveis. Podem consultar alguns dos meus sites recomendados em http://del.icio.us/hsfernandes/.


Para juntares todos os links que consideras importantes e centralizar a informação que realmente te interessa tenta descobrir o que a google personalized home pode fazer por ti. Eu tenho a minha página principal do google configurada para me apresentar as notícias mais relevantes sobre os temas que me interessam e para agregar alguns conteúdos numa só página. Acreditem que se torna muito útil!

... Existem muitos outros, e todos os dias aparecem novos. Se tivesse que os enumerar não saía daqui hoje! Estes são apenas alguns dos mais importantes, espero que sejam apenas um ponto de partida para explorares alguns dos serviços que tens à distância de um click.

Boa navegação!

abril 08, 2006

Acordes do Tempo

Quando paro
Para pensar em quem Tu és,
O tempo espera por mim
Enquanto procuro por Ti.
Fazes-Te encontrar
No mais pequeno gesto,
Em tudo o que se vê
Com o olhar de uma criança.

Tu és o ar que eu respiro,
Dás-me força para viver.
Tu sempre estás comigo
Mesmo quando eu não consigo ver.
Sempre falei de Ti,
De tudo o que Tu és.
Mas Tu és muito mais
Do que um dia eu possa entender.

A cada momento que passa
Um novo brilho me seduz.
Tu sempre foste o motivo
Que me fez encontrar
O sentido da vida,
A magia do momento.
És Tu quem compõe
Os acordes do tempo.

Letra: Vespertinos
Música: Henrique Fernandes e Fábio Joel


Este foi o poema que deu sentido aos acordes da nossa música.
Foi interessante partilhar os pontos de vista e ideias individuais sobre um tema que nos despertou. É bom saber que cada um descreve o que sente à sua maneira, o facto de sermos todos diferentes deve ser sempre encarado como algo de extraordinário. A letra da nossa música é a prova como a nossa heterogeneidade pode gerar bons frutos.

Curiosidade: As palavras que vieram a dar título e todo o impacto da música nasceram de uma situação interessante. Numa das primeiras reuniões no cc, a Ana entregou-me uma folha com uma prosa com muito significado e algumas respostas às minhas questões pessoais. Li a primeira vez e gostei, mas na segunda vez aconteceu algo que influenciou bastante a nossa música. Onde a Ana tinha escrito
(pelos verdes campos) eu, simplesmente li, "pelos acordes do tempo". Acreditem que li isso mais que uma vez! Acho que só quando cheguei a casa é que reparei... ;)


Sobre o tema... e sobre nós.

Existem alturas na vida em que julgamos não poder parar. Parar para respirar, pensar, sentir o que Deus nos quer oferecer. Pensamos que nesses momentos o tempo se desvanece e esquecemos que é Ele quem escreve as palavras da nossa vida, quem compõe os acordes do tempo. Mas quando "paramos" percebemos que, afinal, muito acontece nesse momento. O tempo espera por nós enquanto vivemos experiências únicas, apenas possíveis através do caminho que Deus nos convida a seguir. Há oito anos, um grupo de jovens amigos parou para tentar encontrar um caminho. Durante este tempo tem vindo a crescer em vários aspectos. Contando hoje com 23 elementos, é com alguma dedicação e animação que participam na missa vespertina da paróquia de Pombal e em outros eventos e actividades para os quais são convidados.

Ganhámos...

Passou uma semana desde o tão falado festival! Foi um mês de grande euforia, trabalho e dedicação. Tudo isso para um momento, único, uma experiência marcante que nos tocou a todos. Não sei como tudo resultou do ponto de vista do público, mas posso começar por contar a minha experiência em palco...

Aquele momento foi mágico! Sentado ao piano tudo batia certo, o tempo, as paragens, a harmonia das vozes... Naquele mundo todas as notas e figuras se ouviam perfeitamente! Os olhares e expressões de alegria dos nossos colegas participantes vão ficar, para sempre, na minha memória. Na parte instrumental senti uma força como nunca tinha sentido antes! A nossa interpretação foi um momento que nunca mais vou esquecer.

Não posso deixar de enaltecer os excelentes músicos que temos no nosso coro. A vossa postura em palco foi impecável e reflectiu claramente a motivação e alegria que nos move. Claro que sem a nossa claque, da qual todos fazemos parte, o fundo seria "menos azul". A enorme faixa Vespertinos via-se perfeitamente do palco e foi, sem dúvida, uma presença importante!

Tenho muita pena de não ter partilhado mais com o resto dos concorrentes, o tempo não foi muito e isso, para mim, é muito importante. Mas, nas palavras que troquei senti que ao nosso lado estavam excelentes pessoas, unidas por uma amizade comum.

Quero, também, deixar um abraço muito especial ao Torcato e à Lara. Como nossos convidados, desenpenharam um papel fundamental. Obrigado pela vossa dedicação e entrega! Fiquei especialmente satisfeito pela confiança que a Lara foi adquirindo e pela vontade que demonstrava em voltar a pisar o palco e enfrentar a multidão! Espero, sinceramente, que voltes a subir ao palco vezes sem conta!

O título deste post foi escolhido a pensar em tudo o que ganhámos naquele dia! Eu ganhei muito e tenho a certeza que não fui o único!

Que outros desafios se levantem...

PS.: Obrigado a todos pelo prémio do público! :)

[todo: Inserir algumas fotos do festival]